Em 04/12/17 o grupo do 3º A realizou sua apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, cujo tema era "Vida e saúde".
Em 06/12/17, a Rebeca do 3º C representou seu grupo que realizou o trabalho sobre "Desigualdade Social"; Pedro e Priscila do 3º C apresentaram o trabalho sobre "Desigualdade de Gênero" e a Juliana apresentou seu trabalho sobre "Desigualdade Social.
Para meus alunos do 3º A, B e C da E.E. Gustavo Barroso inspirarem-se e escreverem vossos projetos de pesquisa para o TCC.
http://www.scielo.br/pdf/ts/v3n1-2/0103-2070-ts-03-02-0155.pdf
E.E. Gustavo Barroso
Orientações para
realização do Trabalho de conclusão de curso TCC – 3º A, B e C.
Roteiro do Projeto de Pesquisa para o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.
Área temática: (Conforme as opções relacionadas abaixo).
Título: O título é o nome que vocês deram ao projeto.
Justificativa: Por que esse projeto vale a pena ser feito? Como surgiu a ideia? Ele é importante para a escola, para a comunidade, para o prosseguimento de meus estudos, para a cidade, para o país, para o planeta?
Marco teórico/ Síntese da bibliografia comentada: As pesquisas foram realizadas e aqui devem aparecer as sínteses dos livros, textos e artigos em conexão com o tema abordado. É importante que todos as dicas de leitura e escrita recebidas pelos professores sejam aproveitadas a fim de que ganhem tempo e otimizem a finalização do trabalho.
Objetivo: O que queremos? Sintetiza de forma resumida e clara o que vocês querem desenvolver.
Metodologia: Como vamos fazer tudo acontecer? Como o projeto será desenvolvido? Quais vão ser as ações? Quando cada ação vai acontecer? Como vamos planejar, trabalhar, decidir e avaliar? Como será a divisão de tarefas? Qual será a responsabilidade de cada um no projeto? Como vamos registrar tudo: Diário de Bordo, foto, vídeo, depoimentos, pesquisa de campo.
Referências Bibliográficas: Citar conforme as normas da ABNT, todas as referências utilizadas ao longo do projeto.
Referências Bibliográficas: Citar conforme as normas da ABNT, todas as referências utilizadas ao longo do projeto.
Exemplo de como fazer a bibliografia nos trabalhos:
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
Coloque o sobrenome do autor, o nome do autor, o nome do livro, a cidade em que a obra foi editada, o nome da editora e o ano.
Áreas temáticas:
Organização política do
Estado do brasileiro:
Tema da apostila de Sociologia que pode ser abordado por meio de leitura,
interpretação e análise de textos, além de debates, discussões, palestras,
minicursos oferecidos pelos próprios estudantes e direcionados a estudantes de
outras séries ou comunidade.
Desigualdade de
classes, étnica ou de gênero: Tema da apostila de Sociologia que envolve leitura,
interpretação e análise de textos, bem como discussões, pesquisa de campo,
aplicação de questionários, discussões e debates.
Melhoria da qualidade
do ensino na escola: Exemplos
de projetos: melhoria e conservação da infraestrutura da escola; dinamização
das aulas; melhoria do convívio na escola; redução da violência na escola;
combate à evasão escolar e à reprovação; fortalecimento da aprendizagem escolar
dos alunos; envolvimento de pais e familiares com a escola. Tema emergente que
pode incluir pesquisa dos próprios estudantes acerca da educação e estratégias
de estudos próprios ou de outros estudantes da escola.
Leitura na escola e na
comunidade: Exemplos
de projetos: Melhoria da biblioteca; organização de clubes de leitura;
palestras com autores; estimular a leitura entre alunos; conhecer e frequentar
bibliotecas e espaços literários da cidade.
Ações solidárias: Apoio a creches, asilos e outras
instituições. Campanhas e movimentos de interesse comunitário; cursos e
atividades para a comunidade.
Ações em arte: Criação de grupos de dança, teatro,
poesia, música e outros; festivais e saraus culturais; conhecer as
manifestações culturais da comunidade; conhecer e frequentar cinemas, centros
culturais, museus, shows e levar arte para espaços comunitários.
Comunicação: Elaboração de jornais, murais, sites e outras mídias;
realização de oficina de rádio, foto; montagem de rádio escolar e comunitária;
realização de palestras com jornalistas.
Vida e saúde: Estímulo ao cuidado com o corpo e a
mente entre os alunos; inclusão de portadores de necessidades especiais; apoio
a campanhas de saúde, realização de oficinas; palestras e cursos na escola.
Meio Ambiente: Organizar e/ou estimular a coleta
seletiva de lixo, o uso correto da água e da energia elétrica, plantio de
árvores, passeios ecológicos.
Mercado de trabalho: Discussões sobre a precarização do
trabalho, estudos de profissões, banco de vagas, palestras com profissionais e
especialistas. ONGs, empresas e cooperativas.
Cronograma do Projeto de Pesquisa para o TCC – Trabalho de
Conclusão de curso.
Etapa 1: Escrita do objetivo mais 5 referências bibliográficas
sobre o tema. Até 11/08/17.
Etapa 2: Fichamento das leituras. Até 01/09/17.
Etapa 3: Escrita da metodologia. Até 08/09/17.
Etapa 4: Escrita da Introdução. Até 15/09/17.
Etapa 5: Projeto de Pesquisa e Ação. Até 20/09/17.
Bons estudos!
Abraços.
Dani Del Sole.
Dani Del Sole.