domingo, 6 de março de 2022

E.E. Profº Odarico Oliveira Nascimento - Competência socioemocional - Professora Suzana


Muito orgulhosa da Professora Suzana que apresentou a profissão do Artista forense aos estudantes do 1ºA e 1ºB daqui da E.E. Profº Odarico Oliveira Nascimento.

Espero que gostem!

Abraços

Dani del Sole

quarta-feira, 2 de março de 2022

terça-feira, 1 de março de 2022

Varal dos sonhos

Aprendendo muito com a equipe da E.E. Profº. Odarico Oliveira Nascimento.

Espero que gostem do Varal dos sonhos.

Abraços!

Dani del Sole.

 

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

REVOLUÇÃO CUBANA | QUER QUE DESENHE | MAPA MENTAL | DESCOMPLICA

 

Perguntei aos estudantes se tinha algum tema que sentiam falta de saber um pouco mais e a estudante não hesitou: - "Revolução Cubana, professora!" Vamos começar dando uma olhadinha aqui? Bons estudos. Abraços. Dani del Sole​

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Oh Happy Day (Filme Mudança de Hábito II)



Essa cena expressa como me sinto como professora...penso sempre que gente é pra brilhar, como dizia a Caetano ... em todos os dias desses 18 anos de profissão, procuro o melhor jeito para apoiar os estudantes a encontrarem seu tom e aprenderem...e além disso, serem responsáveis pela mudança que querem ver no mundo!

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Amanhã, de Patativa do Assaré. Por Stephany Camily - 1I



A estudante Stephany Camily (1I) nos ensinou um pouco do seu sotaque na aula de Sociologia de hoje, em comemoração ao dia do Nordestino. 


Patativa do Assaré
Amanhã
Amanhã, ilusão doce e fagueira,
Linda rosa molhada pelo orvalho:
Amanhã, findarei o meu trabalho,
Amanhã, muito cedo, irei à feira.
Desta forma, na vida passageira,
Como aquele que vive do baralho,
Um espera a melhora no agasalho
E outro, a cura feliz de uma cegueira.
Com o belo amanhã que ilude a gente,
Cada qual anda alegre e sorridente,
Como quem vai atrás de um talismã.
Com o peito repleto de esperança,
Porém, nunca nós temos a lembrança
De que a morte também chega amanhã.

Espero que gostem. Abraços. Dani del Sole.

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Discurso Ailton Krenak - Assembleia Constituinte - 1987


Hoje teve uma conversa sobre os povos indígenas na sala dos professores e lembrei desse vídeo complementar às aulas 20 - 23 de Sociologia: Brasil: território indígena; e aula 11, da 3ª série: Formação da diversidade brasileira e da Cidadania. 
Espero que gostem.
Abraços.
Dani del Sole.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Setembro Amarelo - As vantagens de ser invísvel

 






Olá pessoal, tudo bem?
Tive a honra de ser convidada pela professora Renata Morato para participar do Cine Debate na E.E. Gustavo Barroso. Assistimos o filme "As vantagens de ser invisível", disponível aqui 
https://drive.google.com/file/d/12cnRyPwcXDTbbU26MF7wXhz9cnotdEoX/view?usp=drivesdk.




Tivemos como objetivo lembrar da data "Setembro Amarelo" como um tempo para valorizar a vida, refletir sobre sentimentos, amizade, família e o papel da escola no apoio às pessoas que se encontram em sofrimento. 

Nesse Mural, cada participante escreveu uma mensagem de apoio sem se identificar e sem identificar a pessoa a quem se dirige a mensagem! Ficou tão bonito!











Por fim, fizemos a Divulgação do CVV - Centro de Valorização da Vida: Ligue 188 - https://www.cvv.org.br/

Espero que tenham gostado.
Agradeço aos professores Renata Morato e Rodrigo Rebelato; agradeço aos estudantes dos terceiros A, B e C. 
Foi um imenso prazer estar com vocês!
Muito obrigada
Abraços.
Dani del Sole.




segunda-feira, 5 de julho de 2021

Projeto De volta pra escola Juliana Almeida


O Projeto "De volta pra escola" tem o objetivo de conversar com meus ex-alunos e saber a quantas andam. Trata-se de um papo informal e que esperamos ser inspirador, tanto para meus alunos do Ensino Médio quanto aos que já passaram pela escola algum dia. Nesse encontro, Juliana Almeida nos traz lições de vida a partir dos estudos em Psicologia e Neurociência. Espero que gostem. Abraços.
Dani del Sole

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Projeto De volta pra escola entrevista Murilo Santos Garcia


O Projeto "De volta pra escola" tem o objetivo de conversar com meus ex-alunos e saber a quantas andam. Trata-se de um papo informal e que esperamos ser inspirador, tanto para meus alunos do Ensino Médio quanto aos que já passaram pela escola algum dia. Nesse encontro, Murilo Santos Garcia trouxe muitas lembranças do período em que ministrei aulas na Etec e reforçou a importância do afeto para a relação professores-estudantes, além de trazer lembranças do quanto as dramatizações realizadas em aula marcaram sua formação.

 

E.E. Stefan Zweig – Telecurso Tec Grupo 1

https://youtu.be/KTDRDhBHzyw


E.E. Stefan Zweig – Telecurso Tec Grupo 2

https://youtu.be/kK2Fdx0NNqA


Espero que gostem! Abraços Dani del Sole

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Projeto De volta pra escola Daniel Silveira Silva


O Projeto "De volta pra escola" tem o objetivo de conversar com meus ex-alunos e saber a quantas andam. Trata-se de um papo informal e que esperamos ser inspirador, tanto para meus alunos do Ensino Médio quanto aos que já passaram pela escola algum dia. Para esse encontro convidei Daniel Silveira Silva, da Escola Estadual Gustavo Barroso
Muito obrigada
Abraços
Dani del Sole

domingo, 27 de junho de 2021

Projeto De volta pra escola entrevista Marcos Aranon 1




O projeto "De volta pra escola" tem o objetivo de conversar com meus ex-alunos e saber a quantas andam. Trata-se de um papo informal e que esperamos ser inspirador, tanto para meus alunos do Ensino Médio quanto aos que já passaram pela escola algum dia. Para esse encontro convidei Marcos Aranon, da Escola Estadual Gustavo Barroso.
Espero que gostem.
Abraços.
Dani del Sole.

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Itinerários Formativos 25 06 2021


















Olá pessoal
Segue um trecho do aulão aberto à comunidade da Escola Estadual Gustavo Barroso, momento em que desenvolvemos uma atividade híbrida e reflexiva que visa conscientizar quanto à importância do momento da escolha.
Espero que gostem.
Bons estudos.
Abraços.
Dani del Sole.













De volta pra escola entrevista Fernando Negreiros Minari

Olá pessoal

O projeto "De volta pra escola" tem o objetivo de conversar com meus ex-alunos e saber a quantas andam. Trata-se de um papo informal e que esperamos ser inspirador tanto para meus alunos do Ensino Médio quanto aos que já passaram pela escola algum dia. O primeiro convidado é Fernando Negreiros Minari, um jovem incrível. Para esse encontro convidei a Maria do Socorro, diretora da Escola Estadual Stefan Zweig, naquela ocasião.

Espero que gostem. Abraços. Dani del Sole.
 

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Astrominas Entrevista Julia 18/06/2021

 
Link de acesso ao podcast publicado nos grupos de WhatsApp 


Olá pessoal Quanta alegria saber que a Julia foi contemplada com esse curso, após ter ouvido com atenção ao chamado realizado no grupo de WhatsApp, sendo uma das minas que vai estudar astronomia no curso oferecido pela USP. Desejo, como disse, que você conquiste a lua, as estrelas, o espaço, o infinito. Que outras estudantes se inspirem em você! Muito orgulho da sua dedicação! Grande abraço! Dani del Sole.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Aguda

Aguda

Quando for à escola vazia.
Experimente cantar.
Alto.
De dentro.
Pro eterno.

Esquece os portões.
Deixe os horários.
Pense no ser.

Quando for à escola vazia.
Agora tente dançar.
Escondido.
De baixo.
Pra cima.

Esquece as amarras.
Deixe as regras.
Crie outro ser.

Quando for à escola vazia.
Experimente pensar.
Sombrio.
Frio.
A seco.

Engole as lágrimas.
Deixe as dores.
Encontre você.

Quando for à escola vazia.
Experimente sonhar.
Livre.
Leve.
Pleno.

Pra que serve esse espaço?
Quando consigo mentalizar.
Quando for à efêmera escola.
Repara na pergunta da prova:
Como ensinar sem tocar?

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Pensamentos pandêmicos


Autora: Daniela del Sole.

Conte-me mais sobre o tempo em que havia aprendizagem na escola periférica e o grande empecilho foi a pandemia do novo Coronavírus. Aproximadamente 22:00 e eu chorava não só com o número de mortes, mas eles já estavam lá, tentando conciliar os estudos com o trabalho, antes mesmo dessa pandemia. Antes das mobilizações por cesta básica eles já morriam de fome, de cansaço, de desgosto e de tristeza. Hoje eles me explicam que não conseguem ... eles não podem mais viver. E existe uma luta para acabar com o ano letivo. Pensemos: se as relações educacionais, algumas boas, deixam de existir, muitos deixam de acessar, de tentar buscar para conhecer, de experimentar, de explorar, de aprender a aprender e de saber da existência de um outro mundo com outras escolhas. Por que a luta não é para liberar o acesso à internet nas periferias e o wi-fi para todos? Por que, além de cesta básica, não pensamos em providenciar meios menos desiguais garantindo aos que não tem, os meios e a estrutura mínima para diminuir o abismo social que já existia antes da pandemia? Quem ganha o quê com o cancelamento do ano letivo? Faz uma pausa em tudo e diz: você – jovem – periférico – que nunca teve acesso a nada na sua casa – que só fez inscrição no enem porque o coordenador ajudou, pediu, implorou – viva sozinho com a pandemia aí na sua casa, sem acesso à internet – cancela o ano – ano que vem você começa de novo – quem ganha com isso? Não se inscreva no Enem esse ano – Não coloque na sua ficha do primeiro emprego: ensino médio concluído. Que diferença faz ter ou não esse certificado? Algum dia fez alguma diferença? Quem assina esse bilhete acessa a internet de casa, do celular... quer se informar, se mantém na rede, o tempo todo... e quer que o outro nem tente, nem acesse, por certos segundos – sem o consumo de dados - nem lute para ser! Mantém quem já era excluído como está. Pára tudo. Acaba com o ano letivo. Estátua! Abrem – se as cortinas e eles voltam. Aqueles que fizeram a inscrição para o Enem sozinhos, estão traçando suas vidas; aqueles que já eram autônomos, estão mais espertos e ágeis; aqueles que já eram informados, estão ainda mais; aqueles que, inclusive, tinham um posicionamento contrário ao governo, agora querem se organizar, se mobilizar e entendem mais de cidadania; e a pandemia trouxe a redução de estudantes por sala; e parece que a gente aprende melhor. Só que é como se estivéssemos no Brasil colônia e tem que explicar de novo que a terra é redonda e é pra girar. E eles são escravos famintos que trabalham na entrega de comida aos que estão acessando seus apps para viagens astrais. E nas periferias, agora – desmascarados, ainda tem um pastor e um traficante de exemplo; e os jovens pensando no caminho que eles vão seguir. Segue o ciclo. Exclui mais.