Olá pessoal!
Esse blog foi criado para compartilhar experiências pedagógicas, além de ser um espaço para dialogar com alunos, responsáveis e professores.
Espero que gostem.
Abraços!
Dani Del Sole.
Em
2016 participei de gravação de Vídeo-aula sobre EJA (Educação de Jovens
e Adultos) e Prisional, para um curso da EFAP (Escola de Formação de
Professores) direcionado aos professores da rede Estadual de Ensino. O
material já está disponível no Ambiente Virtual da EFAP. Agradeço
imensamente pelo convite, Carol Bessa. Foi uma honra ter contribuído com
mais esse tempo de aprender!
Muito orgulho ao ver que era o 1º Seminário da vida do pessoal do 1º TC/
EJA (Educação de Jovens e Adultos) da E.E. José Marques da Cruz! Tema: Desigualdade social. Espero que gostem. Abraços.
Dani Del Sole.
Aos professores que são eternos estudantes! Aos vivos estudantes que ainda querem aprender! Aos que adormecidos podem ser despertados a cada olhar, a cada chamada!
Abraços.
Dani Del Sole
Mel da Mocidade
(Chico César).
Os estudantes são lindos.
Os estudantes estão vindo.
Inda mais belos que antes.
Os estudantes dão flores.
Que animam os professores.
E fazem parar os passantes.
Dezenas centenas milhares.
Espalham com seus celulares.
Os beijos que dão em seus pares.
O que aos soldados parece irritante.
Os estudantes são fortes.
Não temem o carro da morte.
E os gritos dos comandantes.
Sabem que são viajantes.
E vão inventando o destino.
Que é como eles menino.
E muda a todo instante.
Sabem que são estudantes.
E isto é dar vida aos desejos.
Mais puros e inquietantes.
Sabem que em seus restaurantes.
Merenda não cai do espaço.
Sabem que régua e compasso.
São o braço dado do amigo é esse abraço antigo
Que peço comigo você cante:
O mel da mocidade
É o fel dos governantes
Melhor ocupar a cidade
Escolas ruas palácios
Jardins praças espaços
Pra tornar as mentes pensantes
Mostrar que são meliantes
Os assaltantes do futuro
Que tornam o presente tão duro
Pra vida dos estudantes
Em 04/12/17 o grupo do 3º A realizou sua apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, cujo tema era "Vida e saúde". Em 06/12/17, a Rebeca do 3º C representou seu grupo que realizou o trabalho sobre "Desigualdade Social"; Pedro e Priscila do 3º C apresentaram o trabalho sobre "Desigualdade de Gênero" e a Juliana apresentou seu trabalho sobre "Desigualdade Social.
Orientações para
realização do Trabalho de conclusão de curso TCC – 3º A, B e C.
Roteiro do Projeto de Pesquisa para o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.
Área temática: (Conforme as opções relacionadas abaixo).
Título: O título é o nome que vocês deram ao projeto.
Justificativa: Por que esse projeto vale a pena ser feito? Como surgiu a ideia? Ele é importante para a escola, para a comunidade, para o prosseguimento de meus estudos, para a cidade, para o país, para o planeta?
Marco teórico/ Síntese da bibliografia comentada: As pesquisas foram realizadas e aqui devem aparecer as sínteses dos livros, textos e artigos em conexão com o tema abordado. É importante que todos as dicas de leitura e escrita recebidas pelos professores sejam aproveitadas a fim de que ganhem tempo e otimizem a finalização do trabalho.
Objetivo: O que queremos? Sintetiza de forma resumida e clara o que vocês querem desenvolver.
Metodologia: Como vamos fazer tudo acontecer? Como o projeto será desenvolvido? Quais vão ser as ações? Quando cada ação vai acontecer? Como vamos planejar, trabalhar, decidir e avaliar? Como será a divisão de tarefas? Qual será a responsabilidade de cada um no projeto? Como vamos registrar tudo: Diário de Bordo, foto, vídeo, depoimentos, pesquisa de campo. Referências Bibliográficas: Citar conforme as normas da ABNT, todas as referências utilizadas ao longo do projeto.
Exemplo de como fazer a bibliografia nos trabalhos:
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
Coloque o sobrenome do autor, o nome do autor, o nome do livro, a cidade em que a obra foi editada, o nome da editora e o ano.
Áreas temáticas:
Organização política do
Estado do brasileiro:
Tema da apostila de Sociologia que pode ser abordado por meio de leitura,
interpretação e análise de textos, além de debates, discussões, palestras,
minicursos oferecidos pelos próprios estudantes e direcionados a estudantes de
outras séries ou comunidade.
Desigualdade de
classes, étnica ou de gênero: Tema da apostila de Sociologia que envolve leitura,
interpretação e análise de textos, bem como discussões, pesquisa de campo,
aplicação de questionários, discussões e debates.
Melhoria da qualidade
do ensino na escola: Exemplos
de projetos: melhoria e conservação da infraestrutura da escola; dinamização
das aulas; melhoria do convívio na escola; redução da violência na escola;
combate à evasão escolar e à reprovação; fortalecimento da aprendizagem escolar
dos alunos; envolvimento de pais e familiares com a escola. Tema emergente que
pode incluir pesquisa dos próprios estudantes acerca da educação e estratégias
de estudos próprios ou de outros estudantes da escola.
Leitura na escola e na
comunidade: Exemplos
de projetos: Melhoria da biblioteca; organização de clubes de leitura;
palestras com autores; estimular a leitura entre alunos; conhecer e frequentar
bibliotecas e espaços literários da cidade.
Ações solidárias: Apoio a creches, asilos e outras
instituições. Campanhas e movimentos de interesse comunitário; cursos e
atividades para a comunidade.
Ações em arte: Criação de grupos de dança, teatro,
poesia, música e outros; festivais e saraus culturais; conhecer as
manifestações culturais da comunidade; conhecer e frequentar cinemas, centros
culturais, museus, shows e levar arte para espaços comunitários.
Comunicação: Elaboração de jornais,murais, sites e outras mídias;
realização de oficina de rádio, foto; montagem de rádio escolar e comunitária;
realização de palestras com jornalistas.
Vida e saúde: Estímulo ao cuidado com o corpo e a
mente entre os alunos; inclusão de portadores de necessidades especiais; apoio
a campanhas de saúde, realização de oficinas; palestras e cursos na escola.
Meio Ambiente: Organizar e/ou estimular a coleta
seletiva de lixo, o uso correto da água e da energia elétrica, plantio de
árvores, passeios ecológicos.
Mercado de trabalho: Discussões sobre a precarização do
trabalho, estudos de profissões, banco de vagas, palestras com profissionais e
especialistas. ONGs, empresas e cooperativas.
Cronograma do Projeto de Pesquisa para o TCC – Trabalho de
Conclusão de curso.
Etapa 1: Escrita do objetivo mais 5 referências bibliográficas
sobre o tema. Até 11/08/17.
Etapa 2: Fichamento das leituras. Até 01/09/17.
Etapa 3: Escrita da metodologia. Até 08/09/17.
Etapa 4: Escrita da Introdução. Até 15/09/17.
Etapa 5: Projeto de Pesquisa e Ação. Até 20/09/17.