sábado, 12 de setembro de 2015
domingo, 9 de agosto de 2015
domingo, 5 de julho de 2015
Meow (Marcos Magalhães, 1981)
Vídeo que contribui para uma visão integrada da realidade social onde se
discute o consumo e o papel da comunicação neste cenário. São abordados
conceitos e valores sociais presentes na sociedade atual e como estes
devem ou podem ser alterados a partir da presença da TV e de outras
mídias, que são utilizadas como ferramentas de difusão de valores, a
partir do papel da propaganda e de sua influência na vida dos jovens.
discute o consumo e o papel da comunicação neste cenário. São abordados
conceitos e valores sociais presentes na sociedade atual e como estes
devem ou podem ser alterados a partir da presença da TV e de outras
mídias, que são utilizadas como ferramentas de difusão de valores, a
partir do papel da propaganda e de sua influência na vida dos jovens.
Pax (Curta-metragem, Animação Stop-Motion, 35mm, 14´)
Vídeo que permite trabalhar o debate sobre diferentes religiões, e como ambas observam o mundo a partir de seus pontos de vista.
Direitos Humanos, a Exceção e a Regra
Vídeo que discute sobre o tema Direitos Humanos, que pode ser
utilizado como tema transversal e também especificamente na 3ª série do
ensino médio.
utilizado como tema transversal e também especificamente na 3ª série do
ensino médio.
Hoje Tem Felicidade
Vídeo que leva à reflexão sobre o quanto o cotidiano pode ser esmagador e
desumanizador, produzindo a coisificação do outro e tornando parte do
senso comum este tipo de comportamento.
desumanizador, produzindo a coisificação do outro e tornando parte do
senso comum este tipo de comportamento.
Imagine Uma Menina Com Cabelos de Brasil
Vídeo de animação, que permite abordar o questionamento sobre a
aceitação da identidade brasileira, abordando a questão da moda/estética
de um tipo ideal.
aceitação da identidade brasileira, abordando a questão da moda/estética
de um tipo ideal.
Pensar Direitos Humanos: "O Feminismo e as Relações de Poder"
Fala da Professora de Psicologia Social Fúlvia Rosemberg da PUCSP, sobre
as relações de poder socialmente construídas e o questionamento do
movimento feminista, que coloca em foco a divisão de poder entre homens e
mulheres e propõe mudanças de valores para a sociedade. Indicado para a
3ª Série do Ensino Médio.
as relações de poder socialmente construídas e o questionamento do
movimento feminista, que coloca em foco a divisão de poder entre homens e
mulheres e propõe mudanças de valores para a sociedade. Indicado para a
3ª Série do Ensino Médio.
Documentário "Mulheres Invisíveis"
Documentário sobre a questão do papel da mulher na divisão do trabalho
(produtivo/reprodutivo). O vídeo apresenta diversos depoimentos sobre a
participação na organização do trabalho, na participação do trabalho
doméstico e na dupla jornada. Apresenta a abertura ao debate da
construção do papel da mulher dentro do sistema de produção e de sua
invisibilidade nessa estrutura. Indicado para alunos da 2ª e 3ª série do
Ensino Médio.
(produtivo/reprodutivo). O vídeo apresenta diversos depoimentos sobre a
participação na organização do trabalho, na participação do trabalho
doméstico e na dupla jornada. Apresenta a abertura ao debate da
construção do papel da mulher dentro do sistema de produção e de sua
invisibilidade nessa estrutura. Indicado para alunos da 2ª e 3ª série do
Ensino Médio.
domingo, 21 de junho de 2015
Feira cultural - Meio Ambiente
Olá alunos.
Espero que com a participação na Feira Cultural desse ano, cada um tenha levado a sementinha, falada pelo Eric...
Abraços
Dani Del Sole
Espero que com a participação na Feira Cultural desse ano, cada um tenha levado a sementinha, falada pelo Eric...
Abraços
Dani Del Sole
Renga* Caracol (Jiddu Saldanha & Michèle Sato)
*Renga é um estilo de poesia japonesa que se caracteriza pela construção coletiva, podendo ser um mero diálogo entre dois ou mais poetas. Neste caso, o renga foi escrito por meio de vários haikais, entre duas pessoas loucas por poesia japonesa.
o caracol me olha
com seu mistério silencioso
antenado
o caracol me gosma
com sua solidão enrolada
espiral
sob uma espiral
o caracol se move lendo
chegou o inverno
folhas caindo
casa se move lenta
caracol esquenta
faz frio na cidade lenta
nos telhados, antenas frias
e um caracol
no flash do instante
dois caracóis antenados
brincam haikai
movem-se a distância
dois caracóis numa árvore
folhas de inverno
linguagens na net
jogos de sóis
caracóis
Tudo na medida (Rejane Mansur)
Quando o mundo foi criado, para a vida se instalar
Tinha tudo na medida, para nada lhe faltar
Tinha o fogo, tinha a terra, tinha a água e tinha o ar
Condição obrigatória para a vida perpetuar
Mas de todos os seres vivos, que vieram pra ficar
Tinha um tal de bicho-homem" responsável pra cuidar
Pois ele tinha o poder para tudo transformar
Foi aí que não deu certo, pois o poder que foi dado ele não soube usar
Com a evolução do tempo e o poder na sua mão
A ganância aumentado para dobrar o tostão
Perdeu a noção de tudo metendo os pés pelas mãos
E o mundo que era perfeito do jeito que ele foi feito, começou a desmoronar
Com a tecnologia que o bicho-homem criava só fazia piorar
Foi dizimando as matas e as espécies, poluindo nossas águas, limitando nosso ar
E hoje, o mundo minha gente, está de pernas pro ar
Se o cuidado não for dado e o ser humanos não se conscientizar
Está com os dias contados e num futuro bem próximo está prestes a acabar
Quem conseguir sobreviver, verá...
Seca d'água (Criação coletiva sobre poema de Patativa do Assaré)
É triste para o Nordeste o que a natureza fez
Mandou cinco anos de seca e uma chuva em cada m~es
E agora em 85 mandou tudo de uma vez
A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó
Seca sem chuva é ruim
Mas seca d'água é pior
Quando chove brandamente depressa nasce um capim
Dá milho, arroz e feijão, mandioca e amendoim
Mas como em 85 até o sapo achou ruim
Maranhão e Piauí estão sofrendo por lá
Mas o sofrimento é nessas bandas de cá
Pernambuco, Rio Grande, Paraíba e Cearpa
A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó
Seca sem chuva é ruim
Mas seca d'água é pio
o Jaguaribe inundou a cidade Iguatu
E Sobral foi alagada pelo Rio Acaraú
O mesmo estrago fizeram Salgado e Banabuiu
Ceará martirizado, eu tenho pena de ti
Limoeiro, Itaiçaba, Quixeré e Aracati
Faz pena ver o lamento dos flagelados dali
Seus doutores governantes da nossa grande nação
O flagelo das enchentes é de cortar o coração
Muitas famílias vivendo sem lar, sem roupa, sem pão
A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó
Seca sem chuva é ruim
Mas seca d'água é pior
Natureza Humana (Vinícius de Moraes)
Cheguei. Sinto de novo a natureza
Longe do pandemônio da cidade
Aqui tudo tem mais felicidade
Tudo é cheio de tanta singeleza
Vagueio pela múrmura leveza
Que deslumbra de verde e claridade
Mas nada. Resta vívida a saudade
Da cidade em bulício e febre acesa
Ante a perspectiva da partida
Sinto que me arranca algo da vida
Mas quero ir. E ponho-me a pensar
Que a vida é esta incerteza que em mim mora
A vontade tremenda de ir-me embora
E a tremenda vontade de ficar
segunda-feira, 13 de abril de 2015
sábado, 28 de março de 2015
Comida - Titãs
Olá alunos,
Segue um vídeo da música "Comida", dos Titãs que será utilizada para as atividades de Letramento.
Espero que gostem.
Abraços!
Dani Del Sole.
Comida
Titãs
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Pra aliviar a dor
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade
Diversão e arte
Para qualquer parte
Diversão, balé
Como a vida quer
Desejo, necessidade, vontade
Necessidade, desejo, eh!
Necessidade, vontade, eh!
Necessidade
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Pra aliviar a dor
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade
Diversão e arte
Para qualquer parte
Diversão, balé
Como a vida quer
Desejo, necessidade, vontade
Necessidade, desejo, eh!
Necessidade, vontade, eh!
Necessidade
terça-feira, 10 de março de 2015
Não à discriminação racial: Respeite meus cabelos, brancos
Queridos alunos,
Segue mais uma música que pode contribuir ainda mais com o estudo da diversidade, em Sociologia. Lembrando que preconceito racial é crime inafiançável!
Lei 7.716/89, Inciso XLII, do artigo 5.º: "a prática do racismo constitui crime inafiançável, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;"
Bons estudos!
Abraços
Dani Del Sole
sábado, 28 de fevereiro de 2015
Ensino Médio - 2º ano - Chico Buarque - Paratodos
Olá estudantes do segundo ano.
O tema? De onde vem a diversidade social brasileira?
‐ A população brasileira: diversidade nacional e regional.
‐ A população brasileira: diversidade nacional e regional.
Nos nossos 45 minutos de aula, para a semana que seguiu, tínhamos essa preciosidade na apostila. Peço que complementem o estudo realizado em aula, com o vídeo abaixo:
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro
Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas
Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro
Vi cidades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho
Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto
Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro.
Bons estudos!
Abraços!
Dani Del Sole
domingo, 22 de fevereiro de 2015
Onde pesquisar e como fazer a bibliografia?
Olá estudantes,
Nas pesquisas para os
trabalhos de Sociologia, sempre utilize o google
acadêmico, ou scholar.
Nele você só encontrará materiais que são
aprovados cientificamente, portanto, é o que será aceito no universo escolar,
ok?
Exemplo de como fazer a bibliografia nos
trabalhos:
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos.
Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
Coloque o sobrenome do autor, o nome do autor, o nome do livro,
a cidade em que a obra foi editada, o nome da editora e o ano.
sábado, 21 de fevereiro de 2015
Ensino Médio - 3º ano
Olá estudantes.
Dêem uma olhada nos conteúdos a serem explorados no 3º ano.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Disciplina de Sociologia:
1º Bimestre
O que é cidadania?
‐ O significado de ser cidadão ontem e hoje.
‐ Direitos civis, direitos políticos, direitos sociais
e direitos humanos.
‐ A Constituição Brasileira de 1988.
‐ A expansão da cidadania para grupos
especiais:
‐ crianças e adolescentes, idosos e mulheres.
2º Bimestre
Qual a importância da participação política?
‐ Formas de participação popular na história do
Brasil.
‐ Movimentos sociais contemporâneos:
‐ movimento operário e sindical.
‐ movimentos populares urbanos.
‐ “novos” movimentos sociais: negro,
feminista, ambientalista, GLBT.
3º Bimestre
Qual é a organização política do Estado
brasileiro?
‐ Estado e governo.
‐ Sistemas de governo.
‐ Organização dos poderes: Executivo,
Legislativo e Judiciário.
‐ Eleições e partidos políticos.
4º Bimestre
O que é não‐cidadania?
‐ Desumanização e coisificação do outro.
‐ Reprodução da violência e da desigualdade
social.
‐ O papel social e politicamente transformador
da esperança e do sonho.
Dêem uma olhada nos conteúdos a serem explorados no 3º ano.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Disciplina de Sociologia:
1º Bimestre
O que é cidadania?
‐ O significado de ser cidadão ontem e hoje.
‐ Direitos civis, direitos políticos, direitos sociais
e direitos humanos.
‐ A Constituição Brasileira de 1988.
‐ A expansão da cidadania para grupos
especiais:
‐ crianças e adolescentes, idosos e mulheres.
2º Bimestre
Qual a importância da participação política?
‐ Formas de participação popular na história do
Brasil.
‐ Movimentos sociais contemporâneos:
‐ movimento operário e sindical.
‐ movimentos populares urbanos.
‐ “novos” movimentos sociais: negro,
feminista, ambientalista, GLBT.
3º Bimestre
Qual é a organização política do Estado
brasileiro?
‐ Estado e governo.
‐ Sistemas de governo.
‐ Organização dos poderes: Executivo,
Legislativo e Judiciário.
‐ Eleições e partidos políticos.
4º Bimestre
O que é não‐cidadania?
‐ Desumanização e coisificação do outro.
‐ Reprodução da violência e da desigualdade
social.
‐ O papel social e politicamente transformador
da esperança e do sonho.
Ensino Médio - 2º ano
Olá estudantes.
Dêem uma olhada nos conteúdos a serem explorados no 2º ano.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Disciplina de Sociologia:
1º Bimestre
De onde vem a diversidade social brasileira?
‐ A população brasileira: diversidade nacional e
regional.
‐ O estrangeiro do ponto de vista sociológico.
‐ A formação da diversidade:
‐ migração, emigração e imigração;
‐ aculturação e assimilação.
2º Bimestre
Qual a importância da cultura na vida social?
‐ Cultura e comunicação de massa:
‐ música, televisão, internet, cinema, artes,
literatura.
3º Bimestre
Qual a importância do trabalho na vida social
brasileira?
‐ O trabalho como mediação.
‐ Divisão social do trabalho:
‐ divisão sexual e etária do trabalho;
‐ divisão manufatureira do trabalho.
‐ Processo de trabalho e relações de trabalho.
‐ Transformações no mundo do trabalho.
‐ Emprego e desemprego na atualidade.
4º Bimestre
O aluno em meio aos significados da violência
no Brasil
‐ Violências simbólicas, físicas e psicológicas.
‐ Diferentes formas de violência: doméstica,
sexual e na escola.
‐ Razões para a violência.
Dêem uma olhada nos conteúdos a serem explorados no 2º ano.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Disciplina de Sociologia:
1º Bimestre
De onde vem a diversidade social brasileira?
‐ A população brasileira: diversidade nacional e
regional.
‐ O estrangeiro do ponto de vista sociológico.
‐ A formação da diversidade:
‐ migração, emigração e imigração;
‐ aculturação e assimilação.
2º Bimestre
Qual a importância da cultura na vida social?
‐ Cultura e comunicação de massa:
‐ música, televisão, internet, cinema, artes,
literatura.
3º Bimestre
Qual a importância do trabalho na vida social
brasileira?
‐ O trabalho como mediação.
‐ Divisão social do trabalho:
‐ divisão sexual e etária do trabalho;
‐ divisão manufatureira do trabalho.
‐ Processo de trabalho e relações de trabalho.
‐ Transformações no mundo do trabalho.
‐ Emprego e desemprego na atualidade.
4º Bimestre
O aluno em meio aos significados da violência
no Brasil
‐ Violências simbólicas, físicas e psicológicas.
‐ Diferentes formas de violência: doméstica,
sexual e na escola.
‐ Razões para a violência.
Ensino Médio - 1º ano
Olá estudantes.
Dêem uma olhada nos conteúdos a serem explorados no 1º ano.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Disciplina de Sociologia
1ª Série
1º Bimestre
O aluno na sociedade e a Sociologia
‐ A Sociologia e o trabalho do sociólogo.
‐ O processo de desnaturalização ou
estranhamento da realidade.
‐ Como pensar diferentes realidades.
‐ O homem como ser social.
2º Bimestre
O que permite ao aluno viver em sociedade?
‐ A inserção em grupos sociais: família, escola,
vizinhança, trabalho.
‐ Relações e interações sociais.
‐ Socialização.
3º Bimestre
O que nos une como humanos? O que nos
diferencia?
Conteúdo simbólico dos relacionamentos sociais
do aluno I: a unidade do Homem e as diferenças
entre os homens:
‐ o que nos diferencia como humanos;
‐ conteúdos simbólicos da vida humana:
cultura;
‐ características da cultura;
‐ a humanidade na diferença.
4º Bimestre
O que nos desiguala como humanos?
Conteúdo simbólico dos relacionamentos
sociais do aluno II: da diferença à
desigualdade:
‐ etnias;
‐ classes sociais;
‐ gênero;
‐ geração.
Dêem uma olhada nos conteúdos a serem explorados no 1º ano.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Disciplina de Sociologia
1ª Série
1º Bimestre
O aluno na sociedade e a Sociologia
‐ A Sociologia e o trabalho do sociólogo.
‐ O processo de desnaturalização ou
estranhamento da realidade.
‐ Como pensar diferentes realidades.
‐ O homem como ser social.
2º Bimestre
O que permite ao aluno viver em sociedade?
‐ A inserção em grupos sociais: família, escola,
vizinhança, trabalho.
‐ Relações e interações sociais.
‐ Socialização.
3º Bimestre
O que nos une como humanos? O que nos
diferencia?
Conteúdo simbólico dos relacionamentos sociais
do aluno I: a unidade do Homem e as diferenças
entre os homens:
‐ o que nos diferencia como humanos;
‐ conteúdos simbólicos da vida humana:
cultura;
‐ características da cultura;
‐ a humanidade na diferença.
4º Bimestre
O que nos desiguala como humanos?
Conteúdo simbólico dos relacionamentos
sociais do aluno II: da diferença à
desigualdade:
‐ etnias;
‐ classes sociais;
‐ gênero;
‐ geração.
domingo, 18 de janeiro de 2015
domingo, 14 de dezembro de 2014
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
domingo, 7 de dezembro de 2014
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
LEI MARIA DA PENHA
Olá pessoal
Tema emergente e justo extraído da apostila de Sociologia: violência contra a mulher! É indispensável lembrar e conhecer para se conscientizar dos direitos e deveres de cada um, na sociedade. Atenção especial à violência psicológica!
Abraços
Dani Del Sole
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 5o Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:
I - no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;
II - no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;
III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.
Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.
Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.
Art. 6o A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.
CAPÍTULO II
DAS FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER.
Art. 7o São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:
I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;
II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;
III - a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;
IV - a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;
V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
domingo, 16 de novembro de 2014
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Danças Brasileiras - Jongo
O Jongo
Abraços
Parte 1
O Jongo, considerado um dos ritmos
precursores do samba, foi trazido pelos escravos angolanos. Está
associado ao catolicismo afro-brasileiro, ao culto de São Benedito e
Nossa Senhora do Rosário. O mestre Darcy, deixou a D. Maria Mendes a
responsabilidade de manter a tradição do jongo, que é feita em roda, a
partir de um canto de abertura, em que os tambores tocam e os dançadores
entram na roda, organizadamente, começando a bater palmas ritmadas,
subdividindo-se em duplas que improvisam o tambor, no centro da roda,
dando a tradicional umbigada. A ideia de "introjetar" o tambor repete-se
em todos os livros e métodos de educação musical, ao lermos sobre a
importância de internalizar o ritmo.
Os passos podem ser ensinados
e, geralmente o são, por meio da imitação, tal como o amassa café (que
seria uma base), o mancador (que varia para cada jongueiro), o tabiado, o
um dois, o contratempo, envolvendo a aprendizagem do corpo em sintonia
com a umbigada. Um jeito de aprender é ouvindo como era feito e vendo,
fazendo... repetindo sempre!
Abraços
Dani Del Sole
Parte 2
Parte 3
Tempos Modernos - Charles Chaplin
Olá
O filme Tempos Modernos foi fonte inspiradora de inúmeros livros didáticos de Sociologia, por revelar o contexto histórico do nascimento de tal ciência.
Espero que gostem.
Abraços
Dani Del Sole.
domingo, 9 de novembro de 2014
Documentário Clementina de Jesus - Cenas Raras
No casa Paulista, o tema Consciência Negra contará com a ancestralidade
trazida pela Clementina de Jesus, além de discussões e improvisações
cênicas e musicais.
Abraços
Dani Del Sole
Abraços
Dani Del Sole
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