E.E. Gustavo Barroso
SEMANA AUTOAVALIATIVA DE SOCIOLOGIA
Professora Daniela del Sole
Objetivo: Contabilizar e checar o
envio de tarefas, individual e coletivamente, com bate-papo na sala do Meet:
https://meet.google.com/lookup/fetj3264qv?authuser=1&hs=179
Quarta – Feira: 9:00 – 11:00.
Quinta – Feira: 9:00 – 11:00.
Os dois dias foram intensos. Os estudantes solicitaram que essa experiência se repetisse, o que foi levado como proposta para a gestão da escola Gustavo Barroso, na figura do coordenador pedagógico Marcelo Gomes, para que fossem organizadas ações similares, envolvendo a escola como um todo. Os estudantes contaram sobre os horários de acesso (geralmente, de madrugada, devido à facilidade que encontram para se concentrar nesses momentos). Alguns citaram o excesso de barulho em suas casas e o fato de se sentirem perdidos ao olharem para o drive (instrumento utilizado pela escola no atual estágio).
A sensibilidade garantiu que o encontro fosse leve e que a interação acontecesse de modo fluido.
Cada um pôde se pensar no cenário da pandemia, enquanto estudante.
Foi falado do quanto a disciplina, como liberdade (como diria Renato Russo), é imprescindível para escolhermos as coisas que desejamos fazer e quando queremos realizá-las.
Entendemos que a autonomia e a colaboração vão ser decisivas para o prosseguimento dos estudos daqui para frente.
Aprendemos, uns com os outros, sempre. Seja em casa, seja na escola.
Ademais, as competências e habilidades da Sociologia trabalhadas nas videoaulas envolvem os aspectos socioemocionais, como: Empatia, felicidade,
autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade,
autonomia e criatividade. E específicos, como:
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de natureza qualitativa e quantitativa (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, gráficos, mapas, tabelas etc.).
Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade (1º ano)
Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira (2º ano)
Estabelecer uma reflexão crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e das possibilidades de efetivação (3º ano)
Pode-se afirmar que o ciclo foi encerrado com a angústia de que o acesso ainda não é para todos, o que nos preocupa a todos.
De outro lado, muitos avanços já foram identificados nas produções enviadas pelos estudantes que conseguem acessar o Centro de Mídias, a TV aberta, o e-mail, os grupos de WhatsApp, esse blog, a página do facebook Daniela del Sole e o canal do Youtube Dani del Sole.
Seguimos juntos, cada um na sua casa.
Muito obrigada.
Abraços.
Dani del Sole.
Nenhum comentário:
Postar um comentário